segunda-feira, 15 de julho de 2013

HABITAT QUÂNTICO 04 “Árvores Deformadas”

                                       HABITAT QUÂNTICO 04
                                             Árvores Deformadas

O tema aborda a flora como termômetro de desequilíbrio que acontece no local ou território, o que pensar de nossos Habitats sendo influenciado por esse solo ou locais com essas características, veremos logo abaixo casos de estruturas arbóreas afetadas e teremos ideia como o solo manifesta. segue,



Curiosas deformações de árvores e outras de mesma espécie não acompanham a mesma deformação, nesta foto árvores no Bosque da Polônia apresentam deformações exageradas e localizadas em mesmo local ou digamos Oasis.
 





Grupo de árvores apresentam deformações em primeiro plano e mais ao fundo notamos árvores perpendicular ao solo rodeiam esse grupo em primeiro plano digamos normais.
Tais árvores são Pinheiros não são geneticamente modificada e sim o solo manifesta essa forma de crescimento e ocasionar tal efeito visual dessas espécies.



Outro ângulo de pinheiro mostrando deformação, neste local também existe uma excessiva proliferação de pragas como brocas, verificamos que vegetais deformados e insetos contribuem para essa atmosfera desequilibrada, o que seria esse fator que dispensa tal coencidência?



Outro exemplo também acontece locais urbanos, vemos essas duas árvores expressivamente inclinada em posições opostas, algo também acontece aqui, diferentemente da foto anterior que o crescimento das árvores seguia o mesmo sentido de deformação.




Aqui acontece um posicionamento em vermelho o que chamaríamos de um crescimento normal e perpendicular ao solo,mas o que também poderia ocasionar esse efeito?



Outra referência é esta árvore comparando com automóvel com tamanha deformação, do qual apenas conseguiríamos com tratamento de crescimento com ajuda do homem através do Bonsai técnica oriental de manter plantas de grande porte ou proporção miniatura sendo frutífera ou não, neste caso não cabe esse tratamento e sim reflexo do solo  e talvez do entorno.



                                                Cerrado Brasileiro

Aqui temos exemplares do cerrado que também acompanham formas inclinadas e expressões mais contorcidas em seus galhos, "expressão de agonia".



Árvores do cerrado algumas com inclinações mais e menos acentuadas e outras mais perpendiculares e notamos que as mais perpendiculares seus ramos são mais suaves em suas expressões.



Neste exemplar as formas no tronco são bem expressivas sendo que constituem de formas mais “retas e planas".

                               São Paulo /SP

Nestes exemplares observamos uma sequência de deformação da esquerda começam com inclinação menos acentuada e mais à direita estão bem inclinadas e ao fundo árvores perpendiculares ao solo.




Outro ângulo de árvores que não são de mesma espécie mas acompanham a dança sobre o solo apelidou essas árvores de “Dançarinas”, o fato da tal expressão seguem esse conjunto.





Outra expressão de árvore inclinada ao centro e em redor árvores são mais perpendicular ao solo. As árvores é um dos termômetros que acontece de errado neste local, IN LOCO tivermos posicionamento excessivo de pragas/insetos e podemos dizer que é muita coencidencia ou um fato? O solo poder ser o responsável por essa deformação e desequilíbrio também biológico.


   Interior de São Paulo/SP

Aqui esta uma calçada onde pessoas fazem seus exercícios no seu dia a dia, esta árvore também responde essa anomalia e ao fundo outro espécime na perpendicular.






Exemplares nas fotos de 01 a 07 uma idéia de posicionamento correto em linha vertical em vermelho.


Tais efeitos das árvores são ocasionados por água subterrânea, falhas geológicas, minérios etc... Causam essas deformações no crescimento das árvores na superfície e acompanham de pragas e insetos e conforme essa frequência sua intensidade é maior, como o solo respira essa ionização responde por esse Oásis e Pragas. para controlar determinadas pragas é de costume usar produtos químicos eles podem até sumir temporariamente e logo mais voltam mais fortes, seria o fato dessas pragas acostumarem com essas químicas? DIGO QUE NÃO.



Dentro de estudos e pesquisas IN LOCO a Geo-Architecture “Medicina dos Habitats” urbanas e rurais a procedência primordial desses fatos é o elementos geológicos e características química natural do local que se completam no desencadeando essa atmosfera para seres vivos para não permanência do homem com saúde.



Mas o homem insiste em seus conceitos de uso da terra  somente em beneficio próprio sem respeitá-la, sendo que em pouco tempo a natureza vem de encontro empobrecendo solo e consequentemente pragas  e interperes.


Geralmente estes locais seu teor PH é ácido propiciando melhor para determinadas espécies de fauna e flora, do contrário uma forma adequada que não desequilibre o meio ambiente com suas característica com conexão à outras regiões ou territórios que rodeiam preservando o fluxo de corredores do ecosistema para aves migratórias que constroem e mantém o ecosistema local.


Acreditamos que determinados espaços podem agravam o comportamento dos Seres Vivos em vários níveis desde “Saúde e Psique”.



A natureza, como entendê-la e respeitá-la?

Segue de pesquisas e análises constatamos causas e efeitos e podem ser revertidos mediante leituras com aparelhos adequados e transferidos para uma carta de implantação para melhor compreensão e tratamento do local.



Atitudes de proprietários na antiguidade sempre se preocuparam com o histórico do local, Como era esse local? O que funcionava ali?, Se era promissor? Etc... ou outras questões que possam fechar o entendimento. Em seguida uma condição comprovada de regeneração do local para seu uso futuro na agricultura, habitats, empresas ,etc... Neste local sejam saudável e promissoras.




Welton Santos
espec. architect and biologist construction


Consultancy and Projects
Architecture & Biology Building
"Principles of healthy and organic architecture projects"






 


Nenhum comentário: