sexta-feira, 4 de abril de 2014

HABITAT QUÂNTICO 14 "Memória e Território"






As memórias, emoções ou imagens projetas “armazenadas” em certos lugares e suas características do local,materiais, construção ou pessoas poderão ser construidas e observadas por pessoas que passem por esse locais, mais tarde podem ser somatizadas.

O corpo é nossa primeira morada, a Casa é nossa extensão (nossa 3ª roupa). É ela que nos acolhe, protege e guarda nossa história. Da mesma forma que limpamos, nutrimos e cuidamos da vibração de nosso corpo, devemos estender esses cuidados e carinhos ao lar.

O solo obtém memória e os habitats ressoam e será o estado de comportamento de seus moradores. Tudo o que pensamos e fazemos, as escolhas, os sentimentos, sejam bons ou ruins, são energias. (imagine agora você quem esta no comando?).

A obesidade é uma caracter de ansiedade tais efeitos distorce o feito na sua pura essência o corpo responde a qualidade que quer doar.

A casa é considerada nossa 3ª pelo que nos envolve e sua qualidade é ponto de contato com a terra, desse modo, é interessante pensar no chão como algo que conecte, ou reconecte os habitantes da casa à Terra.

Atualmente nas grandes cidades, vemos crianças impedidas e por toda a infância a não tocar no solo por causa dos sapatos, mãos por ela ser suja.

O resultado reflete nos ambientes, pessoas e situações.
 
Há um distanciamento dos parques e locais onde se pode ter um contato mais direto com a terra. Não nos surpreende o fato de que esta geração de crianças seja portadoras de tantas alergias e doenças crônicas, já que não tiveram a oportunidade de desenvolver seu sistema imunológico.

Mais que escolher o imóvel é enfeitá-lo com móveis e objetos, muitas vezes guiados apenas por modismo ou pura praticidade a elaboração da atmosfera de um ambiente é importante porque reflete a personalidade de seu dono, dando pistas sobre seus gostos, estilo de vida, história e sonhos, vivemos nossos sonhos e da casa junto.(conectados em mesma frequência), e como desmembrar tais vivências e torná-la individual será possivel sem influência do local? Voce já pensou nisso?

O que esta debaixo de nós “Geologia” que Irradia e beneficia alguns seres, será o NOSSO? (somos 70%  de água e reações eletro-químicas)








Os Povos Antigos  já se preocupavam com isso "Como Viver naquele LOCAL sem ficar Doente" chamavam de “Terras Sagradas” por desconhecer os efeitos colaterais em seu organismo e apenas de passagem e não de habitação.

A Geo“terra”, Eco “Ecologia”, Bio“Biologia” e Energia"Eletro-química local", "Estuda a Terra, Seres Vivos,  frequência do território e o Impacto da Construção na Saúde Humana e do Planeta visando a responsabilidade do ciclo sustentável".

Apesar do ambiente ou paisagem seja bonito tais influências ali existe,  o Planeta esta repleto Energias Variadas a geologia, física, biologia, ecossistema, bioenergia comprovam tais fatos e precisamos apenas compreende-las sua interação e sua evolução nos eco-ciclos).

 Os materiais produzidos em determinados locais assimilam a energia do local, pessoas etc.
“Até hoje em Países tradicionais onde mulheres trabalham não podem exercer trabalho quando ficam mestruadas podem modificar características das essência dos produtos”.

Tradicional Romano, o Genius "loci" não se confunde com os Lares, que são os gênios (genius) do lugar que o homem possui ou por onde ele passa, enquanto o Genius "loci" é o gênio do lugar habitado e frequentado pelo homem.

Transposição do conceito para a arquitetura Modernamente, "Genius Loci" tornou-se uma expressão adotada pela teoria da arquitetura para definir uma abordagem fenomenológica do ambiente e da interação entre lugar e identidade, tal como propõe Christian Norberg-Schulz.


A expressão genius "loci" diz respeito, portanto, ao conjunto de características sócio-cultural, arquitetônicas, de linguagem, de hábitos, que caracterizam um lugar, um ambiente, uma cidade. Indica o "caráter" do lugar. O termo é utilizado por Aldo Rossi quando se refere à preocupação com o local e o entorno do terreno das suas futuras construções.




Welton Santos
espec. architect and biologist construction


Consultancy and Projects
Architecture & Biology Building
"Principles of healthy and organic architecture projects"





 

Nenhum comentário: